Auto Estatísticas

Audi SQ8 e-Tron

Audi SQ8 e-Tron

A Força Silenciosa em sua Forma Mais Dinâmica.

Gerações do Audi SQ8 e-Tron

Selecione uma geração para ver as versões disponíveis


História do Audi SQ8 e-Tron

O Pioneiro (2020-2022): O Nascimento do Audi e-tron S

A jornada do SQ8 e-tron começa antes mesmo de seu nome existir, com o lançamento do Audi e-tron S em 2020. Naquela época, a Audi quis criar uma versão de alta performance de seu SUV elétrico pioneiro e, em vez de simplesmente aumentar a potência dos dois motores existentes, os engenheiros adotaram uma abordagem revolucionária. Eles desenvolveram um novo trem de força com três motores elétricos: um motor assíncrono no eixo dianteiro e dois motores síncronos de ímã permanente, independentes, no eixo traseiro. Esta foi a primeira vez que tal configuração foi usada em um carro elétrico de produção em massa, e foi oferecida desde o início tanto na carroceria SUV padrão quanto na elegante e-tron S Sportback.

A genialidade deste sistema não estava apenas na potência combinada, que atingia 503 cavalos (370 kW) e massivos 973 Nm de torque em modo "boost", permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A verdadeira inovação era a capacidade de realizar uma vetorização de torque elétrica real e instantânea. Cada motor traseiro controlava uma roda de forma independente, permitindo que o carro enviasse ativamente mais força para a roda externa durante uma curva. Na prática, isso significava que o grande e pesado SUV podia "empurrar-se" para dentro da curva, neutralizando a tendência de sair de frente e exibindo uma agilidade que parecia desafiar as leis da física. O design acompanhava a performance, com para-lamas alargados em 5 centímetros em relação ao e-tron padrão, conferindo-lhe uma postura muscular e inconfundível.

A Evolução (2023 em diante): O Renascimento como SQ8 e-tron

Quando a Audi atualizou e rebatizou sua linha de SUVs elétricos no final de 2022, o e-tron S evoluiu naturalmente para se tornar o Audi SQ8 e-tron. Ele herdou todas as melhorias da nova plataforma, mais notavelmente a nova bateria de alta densidade com 114 kWh (brutos). Essa atualização crucial resolveu a principal crítica do modelo anterior, aumentando drasticamente a autonomia e tornando o modelo de performance um estradeiro muito mais viável, além de otimizar a velocidade de carregamento para até 170 kW.

O revolucionário trem de força de três motores e sua potência de 503 cavalos foram mantidos, pois já representavam um enorme feito de engenharia. O design com os para-lamas alargados também foi mantido como sua assinatura visual, agora integrado com a nova grade Singleframe e os para-choques redesenhados da linha Q8 e-tron. O SQ8 e-tron Sportback continuou a oferecer uma alternativa com um perfil de teto mais aerodinâmico e esportivo.

Versões e Edições Especiais

Diferentemente dos modelos RS mais focados em pista, a linha SQ8 e-tron não gerou uma série de edições especiais limitadas com nomes distintos. Em vez disso, a Audi focou em oferecer um alto nível de personalização através de pacotes de estilo e acabamento. Em vários mercados, foram oferecidos pacotes como o "Black Edition" ou "Vorsprung", que agrupavam os melhores equipamentos opcionais, como as rodas de 22 polegadas, acabamentos em preto brilhante por toda a carroceria e um interior com bancos esportivos em couro Valcona e detalhes em fibra de carbono. Esta abordagem permitiu que os clientes configurassem um carro com um visual ainda mais exclusivo, mantendo o já impressionante pacote de performance padrão.

O Legado

O Audi SQ8 e-tron consolidou seu nicho como uma vitrine tecnológica. Sua história é definida por sua ousada e única arquitetura de três motores. Ele pode não competir pela aceleração em linha reta mais rápida contra alguns rivais, mas sua proposta de valor reside na experiência de condução sofisticada e dinâmica que essa tecnologia proporciona. Ele representa a expressão máxima da performance inteligente dentro da família quattro elétrica, um "martelo de veludo" que combina conforto soberano com uma agilidade em curvas que continua a ser uma referência para SUVs elétricos de grande porte.