A Primeira Geração (8X, 2010-2018): O Ícone Urbano Premium
A visão de um Audi subcompacto foi antecipada em 2007 com o conceito "Metroproject quattro". A versão de produção, o Audi A1, foi lançada em 2010, inicialmente apenas na carroceria de três portas. Construído sobre a plataforma PQ25 do Grupo Volkswagen, o A1 se diferenciava por seu design personalizável, com o arco do teto em cor contrastante se tornando sua assinatura visual, e por um interior que estabelecia um novo padrão de qualidade para a classe. Em 2012, a linha foi expandida com a chegada do A1 Sportback de cinco portas, que aumentou significativamente sua praticidade e apelo comercial. A gama de motores era vasta e eficiente, com destaque para o popular 1.4 TFSI.
Esta geração foi marcada por duas incursões lendárias no mundo da alta performance, que chocaram o mundo automotivo.
As Versões Lendárias: A1 quattro e S1
Em 2012, a Audi lançou uma edição extremamente especial e limitada: o A1 quattro. Com uma produção de apenas 333 unidades para todo o mundo, era um "carro de homologação" para as ruas. Ele era equipado com um motor 2.0 TFSI de 256 cavalos, um sistema de tração integral quattro e uma transmissão manual de seis velocidades. Seu visual era radical, com uma carroceria alargada, para-choques agressivos e um grande aerofólio, inspirado nos carros de rali. Pintado exclusivamente em Branco Geleira com teto preto, o A1 quattro é um dos Audis mais raros e cobiçados já feitos.
O sucesso do A1 quattro levou ao lançamento, em 2014, de um modelo de performance de produção em série: o Audi S1. Disponível como três portas e Sportback, o S1 era um verdadeiro "foguete de bolso". Ele usava um motor 2.0 TFSI de 231 cavalos, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades e, crucialmente, a um sistema de tração integral quattro com uma sofisticada suspensão traseira multi-link (diferente da barra de torção dos A1 padrão). O S1 era uma máquina de performance visceral e incrivelmente divertida, um pequeno monstro para todas as estações.
A Segunda Geração (GB, 2018 em diante): O Atleta Agressivo e Digital
A segunda geração do A1, lançada em 2018, marcou uma mudança de filosofia. O carro passou a ser oferecido exclusivamente como Sportback de cinco portas e adotou a moderna plataforma MQB A0. O design abandonou as curvas da primeira geração por linhas muito mais nítidas, angulares e agressivas, inspiradas no lendário Sport Quattro, com três fendas de ventilação entre o capô e a grade Singleframe. O interior foi completamente revolucionado, com a introdução do Audi Virtual Cockpit e um sistema de infotainment com tela sensível ao toque como padrão, tornando-o o carro mais tecnológico de sua classe.
A gama de motores passou a ser exclusivamente a gasolina (TFSI), variando do eficiente 1.0 de três cilindros até o potente 2.0 de quatro cilindros no modelo "40 TFSI", que, com 200 cavalos (posteriormente 207), se posicionou como o "warm hatch" da linha. Notavelmente, a Audi optou por não produzir uma versão S1 para esta geração, deixando um vácuo na performance de topo que foi sentido pelos entusiastas.
A Expansão do Conceito: O A1 allstreet
Para atender à crescente demanda por crossovers, a Audi introduziu em 2019 o A1 citycarver (posteriormente renomeado para A1 allstreet). Esta versão apresentava uma suspensão elevada, para-choques mais robustos e proteções nas caixas de roda, conferindo ao A1 uma aparência de "mini SUV" e aumentando sua versatilidade para a selva de pedra. Após um leve facelift para a linha a partir de 2024, que trouxe pequenas atualizações de estilo e tecnologia, o A1 continuou sua trajetória de sucesso.
O Legado
A história do Audi A1 é a de um sucesso que provou que os valores de uma marca premium podem ser concentrados com maestria em um pacote compacto. Ele não apenas criou um novo ponto de entrada para a marca Audi, atraindo um público mais jovem, mas também deu origem a alguns dos "foguetes de bolso" mais emocionantes e memoráveis da era moderna, como o S1 e o ultra-raro A1 quattro. Ele se estabeleceu como a referência de qualidade e sofisticação no segmento de superminis de luxo.