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Audi RS3

Audi RS3

O Supercarro Disfarçado de Hatchback.

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História do Audi RS3

A Primeira Geração (2011-2012): O Retorno do Rei

No início de 2011, a Audi ressuscitou uma lenda. Pela primeira vez desde o fim da era do Audi Sport Quattro, a marca reintroduziu seu motor turbo de cinco cilindros em um hatchback. O resultado foi a primeira geração do Audi RS 3 Sportback. Lançado como uma edição limitada, ele era baseado na plataforma do A3 (8P) de segunda geração. Sob o capô estava o motor de 2.5 litros (EA855) que produzia 340 cavalos de potência. Acoplado a uma transmissão S tronic de 7 velocidades e à tração integral quattro baseada no sistema Haldex, o RS 3 era uma máquina de performance "point-and-shoot": apontar e disparar. Sua aceleração em linha reta era avassaladora para a época, capaz de envergonhar muitos carros esportivos maiores, tudo isso enquanto emitia a trilha sonora "borbulhante" e única que só um motor de cinco cilindros pode produzir.

A Segunda Geração (2015-2020): O Aperfeiçoamento da Fórmula

O sucesso da primeira edição limitada levou a Audi a tornar o RS 3 um modelo de produção regular em sua segunda geração (plataforma 8V), lançada em 2015. O novo RS 3 Sportback era mais leve, construído sobre a moderna plataforma MQB, e seu motor de cinco cilindros foi aprimorado para entregar 367 cavalos. A grande evolução, no entanto, veio com o facelift de 2017. O carro recebeu a nova versão de alumínio do motor (EA855 EVO), que era mais leve e potente, atingindo a marca mágica de 400 cavalos. Pela primeira vez, uma versão RS 3 Sedan foi introduzida, expandindo o apelo do modelo. Esta geração foi um grande passo à frente em termos de tecnologia interior, com a introdução do Audi Virtual Cockpit, e refinou a dinâmica de condução, tornando o carro mais equilibrado, embora ainda conhecido por sua estabilidade focada na tração.

A Terceira Geração (2021 - Presente): A Revolução da Agilidade

A terceira e atual geração do RS 3, lançada em 2021, representa a maior revolução na história do modelo. Embora o aclamado motor de cinco cilindros de 400 cavalos tenha sido mantido (agora com uma curva de torque mais ampla para maior resposta), a verdadeira inovação estava no chassi. O novo RS 3 Sportback foi o primeiro Audi a ser equipado com o RS Torque Splitter. Este sistema inovador substituiu o diferencial traseiro tradicional por duas embreagens multiplacas controladas eletronicamente, uma para cada roda traseira. Na prática, isso permitiu uma vetorização de torque totalmente variável na traseira.

Essa tecnologia transformou o comportamento do carro. O RS Torque Splitter combate ativamente a tendência de sair de frente, enviando mais força para a roda traseira externa em uma curva, fazendo o carro girar com uma agilidade nunca antes vista em um RS 3. Além disso, introduziu o "RS Torque Rear", um modo "drift" que pode enviar todo o torque traseiro para uma única roda, permitindo derrapagens controladas. O "foguete de bolso" finalmente aprendeu a dançar.

Hoje, em agosto de 2025, o RS 3 Sportback continua no topo do segmento de "hyper hatches". Após o anúncio de uma versão "Performance" para o ano de 2025, que eleva a potência para cerca de 425 cavalos e aprimora ainda mais o chassi, ele solidificou seu legado. Não é apenas um monstro de aceleração com uma trilha sonora única, mas também um carro de motorista completo, ágil e incrivelmente divertido, representando a fusão perfeita entre a herança do rali e a vanguarda da tecnologia de condução.