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Audi RS3 Sedan

Audi RS3 Sedan

O Super Sedã em sua Forma Mais Compacta e Furiosa.

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História do Audi RS3 Sedan

A Primeira Geração (2017-2020): A Conquista da América

Por anos, o RS 3 foi um tesouro exclusivo da Europa em sua forma Sportback (hatchback). A história do sedã começa em 2016, no Salão de Paris, quando a Audi revelou o Audi RS 3 Sedan. A decisão foi estratégica e crucial: esta seria a primeira vez que o nome "RS 3" seria oficialmente vendido na América do Norte, um mercado onde os sedãs compactos de luxo são imensamente populares. O carro chegou ao mercado em 2017 e foi um sucesso imediato.

Esta geração foi a primeira a receber a nova versão de alumínio, mais leve e potente, do icônico motor turbo de 2.5 litros e cinco cilindros (EA855 EVO). Com 400 cavalos de potência, ele era um monstro de performance em linha reta. Graças à tração integral quattro, ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4,1 segundos, um tempo que rivalizava com o de supercarros de uma década antes. Visualmente, ele era um "sleeper" musculoso: mais largo que um A3 padrão, com uma grade agressiva e as duas saídas de escape ovais da RS, mas ainda assim relativamente discreto. Seu caráter era o de um míssil para qualquer clima, imbatível em arrancadas, mas com uma dinâmica em curvas que priorizava a estabilidade e a segurança em vez da agilidade.

A Segunda Geração (2021 - Presente): A Revolução da Agilidade

A segunda e atual geração do RS 3 Sedan, lançada em 2021, chegou para transformar completamente o caráter do carro e responder à única crítica de seu predecessor. Embora o aclamado motor de cinco cilindros de 400 cavalos tenha sido mantido (agora com mais torque em baixas rotações para uma resposta ainda mais rápida), a verdadeira revolução estava em seu drivetrain. O novo RS 3 Sedan foi equipado com o inovador RS Torque Splitter.

Este sistema de diferencial traseiro ativo, com duas embreagens multiplacas, revolucionou a dirigibilidade. Pela primeira vez, um RS 3 podia não apenas neutralizar a saída de frente, mas também exibir uma agilidade impressionante, girando em curvas de forma neutra e até mesmo permitindo derrapagens controladas com o modo "RS Torque Rear". O sedã executivo aprendeu a dançar. O design também se tornou muito mais agressivo e extrovertido, com para-lamas dianteiros ventilados, uma postura mais larga e uma presença que não deixa dúvidas sobre sua performance.