Auto Estatísticas

Audi RS4 Avant

Audi RS4 Avant

Sua Dose Diária de Adrenalina Familiar.

Gerações do Audi RS4 Avant

Selecione uma geração para ver as versões disponíveis


História do Audi RS4 Avant

O Ancestral Espiritual: O RS 2 Avant (1994-1995)

A história do RS 4 não pode ser contada sem mencionar seu pai espiritual. Em 1994, uma colaboração inédita entre a Audi e a Porsche deu origem ao Audi RS 2 Avant. Baseado na perua Audi 80, a Porsche aprimorou o motor turbo de cinco cilindros, os freios e a suspensão. O resultado foi uma perua de 315 cavalos que podia acelerar mais rápido que um McLaren F1 até os 50 km/h. O RS 2 foi um sucesso estrondoso e criou o molde para todas as futuras peruas RS: um carro prático com uma performance chocante.

A Primeira Geração (B5, 1999-2001): O Nascimento do Culto

O primeiro carro a ostentar oficialmente o nome RS 4 Avant foi lançado no final de 1999. Exclusivamente disponível como uma perua, ele imediatamente estabeleceu sua identidade. O coração desta máquina foi desenvolvido em parceria com a lendária Cosworth: um motor V6 de 2.7 litros biturbo que produzia 380 cavalos de potência. Com para-lamas visivelmente alargados e uma postura agressiva, o RS 4 da geração B5 era um monstro de torque e aceleração. Sua natureza "analógica" e o imenso potencial para preparação de seu motor o tornaram um clássico cult instantâneo, um dos carros mais reverenciados pelos puristas da Audi até hoje.

A Segunda Geração (B7, 2006-2008): A Sinfonia do V8 Aspirado

Após um hiato, a segunda geração do RS 4 chegou em 2006 com uma filosofia completamente diferente. Embora esta tenha sido a única geração a oferecer também as variantes Sedan e Cabriolet, a Avant continuou sendo a estrela. A maior mudança estava sob o capô: o V6 biturbo deu lugar a um espetacular motor V8 de 4.2 litros de aspiração natural, o mesmo motor de alta rotação encontrado no supercarro R8. Com 420 cavalos e uma linha vermelha a mais de 8.000 rpm, o RS 4 da geração B7 trocou o soco de torque do turbo por um crescendo de potência e uma trilha sonora gloriosa. Combinado com um novo sistema quattro de tendência traseira (40:60), ele era muito mais ágil e envolvente de dirigir, sendo considerado por muitos como o RS 4 com a alma mais pura já feito.

A Terceira Geração (B9, 2017 - Presente): O Retorno às Origens Turbo

Após a Audi pular a geração B8 (onde o RS 5 tomou o seu lugar), o RS 4 Avant retornou triunfalmente em 2017, voltando à sua fórmula original: exclusivamente como uma perua e com um motor V6 biturbo. O novo propulsor, um V6 de 2.9 litros biturbo co-desenvolvido com a Porsche, produzia 450 cavalos e um torque massivo de 600 Nm, entregando uma aceleração explosiva em qualquer rotação. O design era mais nítido e agressivo do que nunca, com as "bolhas quattro" sobre os para-lamas prestando uma homenagem clara ao legado de rali da marca.

Em 2020, o modelo recebeu um facelift que lhe deu um visual ainda mais moderno e um interior com a mais recente tecnologia de infotainment da Audi. Para os motoristas mais exigentes, a Audi introduziu os pacotes "Competition" em 2022, que adicionavam uma suspensão coilover ajustável, um diferencial esportivo recalibrado e um som de escape mais pronunciado, tornando-o o RS 4 mais focado e dinâmico de todos os tempos.