O Ancestral Espiritual: O RS 2 Avant (1994-1995)
A história do RS 4 não pode ser contada sem mencionar seu pai espiritual. Em 1994, uma colaboração inédita entre a Audi e a Porsche deu origem ao Audi RS 2 Avant. Baseado na perua Audi 80, a Porsche aprimorou o motor turbo de cinco cilindros, os freios e a suspensão. O resultado foi uma perua de 315 cavalos que podia acelerar mais rápido que um McLaren F1 até os 50 km/h. O RS 2 foi um sucesso estrondoso e criou o molde para todas as futuras peruas RS: um carro prático com uma performance chocante.
A Primeira Geração (B5, 1999-2001): O Nascimento do Culto
O primeiro carro a ostentar oficialmente o nome RS 4 Avant foi lançado no final de 1999. Exclusivamente disponível como uma perua, ele imediatamente estabeleceu sua identidade. O coração desta máquina foi desenvolvido em parceria com a lendária Cosworth: um motor V6 de 2.7 litros biturbo que produzia 380 cavalos de potência. Com para-lamas visivelmente alargados e uma postura agressiva, o RS 4 da geração B5 era um monstro de torque e aceleração. Sua natureza "analógica" e o imenso potencial para preparação de seu motor o tornaram um clássico cult instantâneo, um dos carros mais reverenciados pelos puristas da Audi até hoje.
A Segunda Geração (B7, 2006-2008): A Sinfonia do V8 Aspirado
Após um hiato, a segunda geração do RS 4 chegou em 2006 com uma filosofia completamente diferente. Embora esta tenha sido a única geração a oferecer também as variantes Sedan e Cabriolet, a Avant continuou sendo a estrela. A maior mudança estava sob o capô: o V6 biturbo deu lugar a um espetacular motor V8 de 4.2 litros de aspiração natural, o mesmo motor de alta rotação encontrado no supercarro R8. Com 420 cavalos e uma linha vermelha a mais de 8.000 rpm, o RS 4 da geração B7 trocou o soco de torque do turbo por um crescendo de potência e uma trilha sonora gloriosa. Combinado com um novo sistema quattro de tendência traseira (40:60), ele era muito mais ágil e envolvente de dirigir, sendo considerado por muitos como o RS 4 com a alma mais pura já feito.
A Terceira Geração (B9, 2017 - Presente): O Retorno às Origens Turbo
Após a Audi pular a geração B8 (onde o RS 5 tomou o seu lugar), o RS 4 Avant retornou triunfalmente em 2017, voltando à sua fórmula original: exclusivamente como uma perua e com um motor V6 biturbo. O novo propulsor, um V6 de 2.9 litros biturbo co-desenvolvido com a Porsche, produzia 450 cavalos e um torque massivo de 600 Nm, entregando uma aceleração explosiva em qualquer rotação. O design era mais nítido e agressivo do que nunca, com as "bolhas quattro" sobre os para-lamas prestando uma homenagem clara ao legado de rali da marca.
Em 2020, o modelo recebeu um facelift que lhe deu um visual ainda mais moderno e um interior com a mais recente tecnologia de infotainment da Audi. Para os motoristas mais exigentes, a Audi introduziu os pacotes "Competition" em 2022, que adicionavam uma suspensão coilover ajustável, um diferencial esportivo recalibrado e um som de escape mais pronunciado, tornando-o o RS 4 mais focado e dinâmico de todos os tempos.