Auto Estatísticas

Audi RS5

Audi RS5

A Beleza de um Coupé, a Versatilidade de um Sportback.

Gerações do Audi RS5

Selecione uma geração para ver as versões disponíveis


História do Audi RS5

Gênese (2018-2019): A Estreia Estratégica

Enquanto a primeira geração do RS 5 era estritamente um Coupé e um Cabriolet, a segunda geração guardava uma surpresa. Em um movimento estratégico, a Audi escolheu o Salão do Automóvel de Nova Iorque de 2018 para a estreia mundial do Audi RS 5 Sportback. A escolha do local não foi por acaso, pois destacava a intenção da marca de conquistar o mercado norte-americano com um modelo RS mais versátil. O carro foi um sucesso instantâneo, unindo pela primeira vez a lendária performance RS com a silhueta elegante e a praticidade de cinco portas do A5 Sportback.

O coração do novo modelo era o motor V6 de 2.9 litros biturbo (TFSI), co-desenvolvido com a Porsche. Produzindo 450 cavalos de potência e, mais importante, 600 Nm de torque disponíveis em uma ampla faixa de rotações, o motor proporcionava uma aceleração explosiva e implacável. Acoplado a uma transmissão Tiptronic de 8 velocidades e à tração integral quattro, o RS 5 Sportback era capaz de atingir 100 km/h em menos de 4 segundos. O design era puro RS, com para-lamas alargados e as famosas "bolhas quattro" que evocavam o carro de rali original, conferindo-lhe uma postura agressiva que o diferenciava claramente de um A5 ou S5.

Evolução e o Auge da Performance (2020 - Presente)

No final de 2019, o RS 5 Sportback recebeu uma atualização de meio de ciclo que refinou seu design e tecnologia. O exterior foi atualizado com uma grade Singleframe mais larga e plana, faróis redesenhados e um novo para-choque com entradas de ar mais agressivas, alinhando-o com a mais recente linguagem de design da Audi Sport. No interior, a mudança mais significativa foi a introdução de um novo sistema de infotainment com uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, que substituiu o antigo controlador rotativo, modernizando a experiência do usuário.

Respondendo aos entusiastas que buscavam uma experiência de condução ainda mais envolvente, a Audi introduziu em 2022 os pacotes opcionais "Competition" e "Competition Plus". Estes pacotes iam muito além da estética: ofereciam uma suspensão esportiva RS pro com amortecedores ajustáveis manualmente, um diferencial quattro sport recalibrado para enviar mais força para a traseira, um sistema de escape esportivo RS plus com um som mais pronunciado e uma redução no isolamento acústico. Essas mudanças transformaram o RS 5 de um Gran Turismo extremamente rápido e refinado em uma máquina de condução mais nítida, barulhenta e visceral.