A Primeira Geração (2013-2018): O Nascimento de um Ícone
O mundo conheceu o primeiro Audi RS 7 Sportback no Salão do Automóvel de Detroit em 2013. A fórmula era clara e devastadoramente eficaz: pegar a aclamada silhueta de coupé de quatro portas do A7 e injetar nela o DNA da Audi Sport. O carro era distinguível por sua grade em colmeia, para-choques agressivos com grandes entradas de ar e, na traseira, as duas saídas de escape ovais que se tornariam a assinatura da fúria RS. Sob o capô, residia um motor V8 de 4.0 litros biturbo (TFSI) que entregava 560 cavalos de potência, catapultando o luxuoso coupé de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Com a tração integral quattro e uma transmissão Tiptronic de 8 velocidades, o RS 7 era incrivelmente rápido em quaisquer condições climáticas, mas também era um Grand Tourer confortável e luxuoso. Em 2015, a Audi elevou ainda mais o patamar com o lançamento do RS 7 Performance. Nesta versão, o mesmo motor V8 foi ajustado para produzir impressionantes 605 cavalos e contava com uma função de "overboost" que liberava ainda mais torque temporariamente. O resultado foi um dos sedãs mais rápidos do planeta, solidificando a reputação do RS 7 como um verdadeiro "sleeper" – um carro de luxo capaz de humilhar supercarros.
A Segunda Geração (2019 - Presente): A Fera de Corpo Alargado
A segunda geração do RS 7, lançada no final de 2019, chegou com uma declaração de intenções visual ainda mais forte. Pela primeira vez, o RS 7 adotou uma carroceria "widebody" (alargada), compartilhando apenas o capô, as portas dianteiras, o teto e a tampa do porta-malas com o A7 padrão. Com para-lamas alargados e uma postura muito mais baixa e agressiva, ele parecia um carro de corrida DTM para as ruas. O design nítido e angular da nova geração foi levado ao seu extremo mais intimidador.
O coração do novo RS 7 era uma versão evoluída do motor V8 4.0 biturbo, agora equipado com um sistema mild-hybrid de 48V para melhorar a eficiência e a resposta. A potência inicial foi estabelecida em 600 cavalos, garantindo uma performance explosiva. O interior foi uma revolução, adotando o sistema MMI Touch Response de duas telas e o Audi Virtual Cockpit, criando um ambiente de alta tecnologia que combinava perfeitamente com o desempenho do carro. Tecnologias como o eixo traseiro direcional e a suspensão pneumática adaptativa RS (com a opção do sistema Dynamic Ride Control - DRC) tornaram o gigante de cinco metros surpreendentemente ágil.
No final de 2022, seguindo a tradição, a Audi lançou o novo RS 7 Performance. A potência do V8 foi aumentada para 630 cavalos e o torque para 850 Nm. O carro também passou por uma dieta, com rodas mais leves e redução do isolamento acústico para proporcionar uma experiência sonora mais visceral e envolvente para o motorista. Hoje, em agosto de 2025, o Audi RS 7 Performance continua a reinar como um dos carros mais completos do mercado: um míssil de cruzeiro intercontinental que oferece performance de hiperesportivo, tecnologia de ponta, luxo para quatro ocupantes e um design que para o trânsito. É a expressão máxima e mais furiosa da filosofia RennSport.