A Primeira Geração (B8, 2009-2017): A Vanguarda do V6 Supercharged
A história do primeiro S5 Cabriolet, lançado em 2009, começa com uma importante distinção em relação ao seu irmão Coupé. Enquanto o S5 Coupé original foi lançado com um aclamado motor V8 de aspiração natural, o Cabriolet foi o pioneiro de uma nova era de motores para a Audi. Ele estreou com o então novíssimo motor V6 de 3.0 litros TFSI com supercompressor (supercharged), que produzia 333 cavalos de potência. Este motor oferecia uma resposta instantânea, sem o "turbo lag", e um torque robusto em baixas rotações, características ideais para um grand tourer conversível. Ele era acoplado à rápida transmissão S tronic de 7 velocidades e a uma nova geração da tração quattro com diferencial central de coroa dentada, que proporcionava uma distribuição de torque mais dinâmica.
O design era uma expressão de elegância atlética. A capota de lona acústica de múltiplas camadas oferecia um isolamento térmico e sonoro comparável ao de um cupê, e podia ser aberta em apenas 15 segundos. O interior era um santuário de luxo para quatro ocupantes, com materiais de alta qualidade e bancos esportivos. Em 2012, o modelo recebeu um facelift que trouxe um design exterior atualizado, com os faróis e lanternas de LED redesenhados que se tornaram a assinatura da marca, além de um sistema de infotainment modernizado. O confiável e potente motor V6 supercharged, no entanto, foi mantido durante toda a produção desta geração.
A Segunda Geração (B9, 2017 em diante): O Atleta Turbo de Alta Tecnologia
A segunda e atual geração do S5 Cabriolet, revelada no final de 2016 e lançada em 2017, foi construída sobre a nova e mais leve plataforma MLB Evo. Esta mudança trouxe uma maior rigidez torcional – crucial para um conversível – e uma dinâmica de condução mais ágil e precisa. A filosofia do motor mudou novamente: o V6 supercharged deu lugar a um novo motor V6 de 3.0 litros turbo (TFSI), que produzia 354 cavalos. Este novo propulsor, acoplado a uma transmissão Tiptronic de 8 velocidades, oferecia um torque ainda maior em rotações mais baixas, resultando em uma aceleração massiva e sem esforço.
O salto tecnológico foi imenso. O interior foi completamente redesenhado, com a introdução do Audi Virtual Cockpit e um novo sistema de infotainment. Recursos de conforto específicos para conversíveis foram aprimorados, como o aquecimento de pescoço ("air scarf") integrado aos bancos e microfones nos cintos de segurança para uma qualidade de chamada telefônica cristalina mesmo com a capota abaixada. A capota, agora com acionamento "one-touch", podia ser aberta em 15 segundos a velocidades de até 50 km/h.
Atualização e Versões
Em 2019, o S5 Cabriolet recebeu um facelift que lhe deu um visual mais agressivo, com uma grade Singleframe mais larga e plana e novos detalhes de design. O interior foi atualizado com um novo sistema MMI com tela sensível ao toque. Enquanto para mercados globais, como o Brasil, o potente V6 TFSI a gasolina foi mantido, o modelo europeu fez uma transição para um motor V6 3.0 TDI (diesel) de alta performance. Ao longo de sua produção, o S5 Cabriolet foi consistentemente oferecido com pacotes de acabamento de topo, como os pacotes "Black Optic" ou "S line", que adicionavam detalhes em preto brilhante e acabamentos em fibra de carbono para um visual ainda mais esportivo, em vez de edições limitadas com nomes específicos.
O Legado
O Audi S5 Cabriolet solidificou seu lugar como o grand tourer conversível de quatro lugares por excelência da Audi. Sua combinação de um design elegante e atemporal com uma performance potente e utilizável, um interior luxuoso e a segurança da tração quattro para todas as estações o torna uma proposta única. Com a indústria se movendo em direção à eletrificação, a atual geração do S5 Cabriolet representa o auge e o provável capítulo final do GT conversível a combustão da Audi neste segmento, um clássico moderno que personifica a liberdade e a sofisticação da condução a céu aberto.