A Primeira Geração (2012-2018): O Carisma do V8 Biturbo
Após o lançamento e sucesso imediato do A7 Sportback, o mundo automotivo aguardava ansiosamente pela sua inevitável versão de performance "S". A espera terminou em 2012, com a chegada do Audi S7. O carro era instantaneamente reconhecível, mantendo a deslumbrante linha de teto fastback do A7, mas adicionando os toques sutis e assertivos da linha S: uma grade específica, para-choques mais agressivos, as icônicas capas dos espelhos em alumínio e, o mais importante, quatro saídas de escape ovais que sinalizavam o que estava sob o capô.
O coração desta primeira geração era um motor que se tornou lendário: um V8 de 4.0 litros biturbo (TFSI), que produzia inicialmente 420 cavalos de potência. Este motor era uma obra-prima de engenharia, oferecendo uma aceleração massiva e suave, acompanhada por um som borbulhante e refinado, tipicamente V8. Graças à tecnologia de "cilindro sob demanda", que podia desativar quatro dos oito cilindros em velocidades de cruzeiro, ele também conseguia ser surpreendentemente eficiente. Acoplado a uma transmissão S tronic de dupla embreagem e 7 velocidades e à tração integral quattro, o S7 era um devorador de autoestradas, capaz de oferecer conforto supremo em longas viagens e uma performance emocionante em estradas sinuosas. Com o facelift de 2015, a potência foi elevada para 450 cavalos, tornando-o ainda mais potente. Esta geração é lembrada com carinho por seu design atemporal e pelo carisma inegável de seu motor V8.
A Segunda Geração (2019 - Presente): A Precisão Tecnológica do V6
A segunda geração do S7, lançada em 2019, marcou uma mudança significativa e, para alguns, controversa. Seguindo a nova filosofia da Audi, o carro adotou diferentes motorizações dependendo do mercado. Na Europa, o novo S7 foi lançado com um motor V6 3.0 TDI (diesel) de alta performance. No entanto, para mercados como a América do Norte e o Brasil, a Audi equipou o S7 com um novo e avançado motor a gasolina: um V6 de 2.9 litros biturbo (TFSI), co-desenvolvido com a Porsche. Este motor entrega 450 cavalos de potência e um torque ainda maior que o do V8 anterior, disponível em rotações mais baixas.
O novo S7 é uma vitrine tecnológica. O design exterior tornou-se mais nítido e angular, enquanto o interior foi completamente revolucionado com o sistema MMI Touch Response de duas telas e o Audi Virtual Cockpit. A experiência de condução também mudou: a força bruta e o som do V8 deram lugar a uma entrega de potência mais afiada, precisa e tecnologicamente avançada. O carro é inegavelmente mais rápido e eficiente, com uma dinâmica de condução auxiliada por tecnologias como o eixo traseiro direcional, que o torna mais ágil em baixas velocidades e mais estável em altas.
Hoje, em agosto de 2025, o Audi S7 continua a ser uma referência no seu segmento. Após pequenas atualizações de software e acabamentos ao longo dos anos, ele se solidificou como a escolha perfeita para o motorista que busca um equilíbrio ideal. Ele oferece uma performance significativamente superior à do A7 padrão, mas sem a agressividade extrema (e o custo) do RS 7. É a síntese perfeita de design, luxo, tecnologia e uma performance potente e usável no dia a dia, mantendo-se fiel à sua reputação como a forma mais elegante da velocidade.