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Audi TT RS

Audi TT RS

O Foguete de Bolso Definitivo.

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História do Audi TT RS

A Primeira Geração (2009-2014): A Ressurreição de uma Lenda

No Salão de Genebra de 2009, a Audi Sport (então quattro GmbH) reviveu uma lenda. O Audi TT RS foi apresentado, marcando o retorno triunfal do motor de cinco cilindros a um carro de produção em série da Audi. Baseado na segunda geração do TT (8J), o TT RS foi imediatamente posicionado no topo da gama, acima do TTS. O coração da nova fera era o motor turbo de 2.5 litros e cinco cilindros em linha, que produzia 340 cavalos de potência. Para a alegria dos puristas, ele foi lançado de série com uma transmissão manual de seis velocidades, criando uma experiência de condução pura e envolvente.

O resultado foi um "foguete de bolso". Com a tração integral quattro, ele era capaz de uma aceleração brutal (0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos) e uma aderência fenomenal em todas as condições climáticas. O design era uma versão mais musculosa do TT, com uma grade em colmeia, para-choques agressivos e uma icônica asa traseira fixa. Disponível nas carrocerias Coupé e Roadster, o TT RS era definido por sua trilha sonora: o "borbulhar" e o som gutural em compasso irregular do motor de cinco cilindros eram inconfundíveis. Em 2012, a Audi lançou o TT RS Plus, que aumentou a potência para 360 cavalos e ofereceu a opção da transmissão S tronic de dupla embreagem para trocas ainda mais rápidas.

A Segunda Geração (2016-2023): O Auge Tecnológico e o Adeus

A segunda e última geração do TT RS, lançada em 2016 e baseada na terceira geração do TT (8S), foi um salto quântico em todos os sentidos. O carro recebeu uma nova versão de alumínio do motor de cinco cilindros, que era mais leve e muito mais potente, agora produzindo a marca de 400 cavalos de potência. Com a transmissão S tronic de 7 velocidades como padrão, o novo TT RS era um verdadeiro matador de gigantes, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,7 segundos, um tempo que rivalizava com o da primeira geração do supercarro R8 V10.

O design tornou-se mais nítido, angular e agressivo, parecendo um "mini-R8". O interior foi uma revolução, centrado no inovador Audi Virtual Cockpit, uma tela de 12,3 polegadas que substituía os mostradores tradicionais e o sistema de infotainment central, criando um cockpit totalmente focado no motorista. O carro também introduziu tecnologias como as lanternas traseiras com tecnologia OLED. O TT RS de segunda geração era uma máquina de alta tecnologia, combinando sua alma analógica de cinco cilindros com a mais recente inovação digital da Audi.

O Legado (em agosto de 2025)

Após um facelift em 2019 e o lançamento de várias edições especiais de despedida, como a "Iconic Edition" e a "Final Edition", a produção do Audi TT e, consequentemente, do TT RS, foi oficialmente encerrada no final de 2023, concluindo uma trajetória de 25 anos. Hoje, o TT RS é um clássico moderno instantâneo e altamente procurado. Sua história é a do auge da performance de um ícone do design. Ele é lembrado como o carro que combinou perfeitamente dois dos maiores legados da Audi, criando um esportivo compacto com uma personalidade única, uma performance explosiva e o som que ecoará para sempre como uma das mais belas canções da história automotiva.